domingo, 15 de maio de 2011

Gestão do Tempo







Nos negócios, gestão do tempo é um tema importante. Existem milhares de livros, CDs, seminários e cur sos, tudo para lhe dar dicas sobre como gerenciar melhor seu tempo.

Mas a verdade é que não existe algo como a gestão do tempo.

Todo mundo tem as mesmas 24 horas em um dia. O tempo não diminui ou aumenta para ninguém. Nós não podemos criar mais tempo e uma vez que ele se foi, isso é definitivo – para sempre.

Então, se nós não podemos controlar o tempo, o que podemos administrar ou gerenciar?

Bem, a resposta é simples: nós só podemos controlar o que fazemos com nosso tempo. Isto significa sermos disciplinados sobre como nós gastamos o nosso tempo.

Temos de nos concentrar nas tarefas que nos ajudarão a alcançar o sucesso e nós nos esforçamos para não atolar ou desviar com tarefas menos importantes. Quanto mais auto disciplinados formos com o gasto de nosso tempo, mais nós poderemos focar nossas energias em alcançar os resultados que desejamos.

Muitos empresários vivem suas vidas "abaixo da linha", culpando o mundo externo (funcionários, fornecedores, bancos, clientes, política, etc.) e por isso eles estão ocupados demais para alcançar o sucesso que eles sentem que merecem. O trabalho em seus negócios os impede de trabalhar nele. E o crescimento de um negócio por apenas trabalhar em SI MESMO é impossível.

O fato é, porém, que se viverem "acima da linha", e tomarem posse de suas vidas, eles logo percebem que têm total controle sobre sua situação.

Se eles não têm tempo suficiente para fazer o que querem fazer agora, é por causa das escolhas que fizeram no passado .... o que é ótimo, porque significa que o que todos eles têm de fazer para conseguir mais tempo é fazer melhores escolhas no futuro!

Então, como vamos fazer as melhores escolhas?

Bem, lembre-se que em algum momento no passado, quando estava claro para você o que queria conseguir, ao ponto de que nada poderia desviá-lo de seu caminho. Pode ter si do como um teste: encontrar um sócio, conseguir um emprego dos sonhos ou até mesmo ao comprar seu primeiro carro.

Os dois principais fatores que tornaram isso possível foram:

   1. um claro objetivo para o qual você estava emocionalmente ligado, e;
   2. um plano de ação que você teve que seguir para chegar onde você queria.

Tenho certeza de que qualquer que fosse seu objetivo, houveram momentos em que obstáculos e distrações cruzaram seu caminho: vida social, as demandas dos amigos, outros rivais, a falta de dinheiro, desaprovações dos familiares e afins.

No entanto, se você realmente estava atrás de algo, todos obstáculos sempre eram superados, você raramente se distraia e fez o que era necessário para atingir seu objetivo.

Assim, podemos ver que as melhores escolhas surgem através de metas claras e emocionantes em curs o, definidas por ações planejadas de como chegar lá.

Tendo isto definido, poderemos, então, priorizar todo resto de nossas vidas junto com o que devemos fazer para atingir as metas mais importantes.

No livro de Stephen Covey, "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", um dos hábitos mais importantes que ele identificou foi a priorização de tarefas.

Os quatro principais tipos de tarefas que foram identificadas são:


   1. Não é urgente, não importante - as coisas que nos desviam de nossos objetivos.
   2. Urgentes, não importantes - as coisas que nos distraem.
   3. Urgente e Importante - as coisas que são demandadas de nós.
   4. Não Urgente e Importante - coisas que fazemos que levam aos nossos objetivos.

O truque é antes de assumir qualquer coisa, pergunte-se em qual categoria ela se encaixa, então diga NÃO às distrações, ajude aos outros a lidar com as distrações, crie sistemas e processos para reduzir as demandas e dar tempo para as coisas que lhe trarão sucesso.

Então, para resumir, se você quiser acha r tempo para atingir seus objetivos, tudo que você precisa fazer é identificar o que é exatamente que você quer conseguir, se assegurar de ficar animado com isso e, em seguida, elaborar um plano de ação para alcançá-lo.

Eu recomendo sempre escrever estas metas e compartilhá-las com alguém que possa ajudá-lo a alcançá-las. Isto não só irá dar-lhe a responsabilidade e garantir que essas metas são realmente o que você deseja alcançar, mas essas pessoas podem até ser capaz de ajudá-lo a alcançá-las.

Uma vez que você tenha um plano, você precisa adquirir o hábito de colocar o plano em ação. Trata-se de ter a autodisciplina para reservar um tempo na semana em que você faça outra coisa senão trabalhar em seu plano.

Poderia ser uma hora por dia, noite, manhã ou simplesmente ficar em casa por meio dia.

Diga a todos que poderiam o interromper o que você está fazendo, desligue seu telefone e e-mail e apenas foque-se.

Um último ponto a lembrar: hábitos levam em média, 21 vezes de repetição bem-sucedida para serem incorporados – por isso seja paciente, mas como sempre, certifique-se de encontrar tempo para entrar em Action (ação).




Equipe ActionCOACH Brasil

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