Profissionais devem ter chances iguais ao disputar uma vaga dentro da própria empresa
A área de recursos humanos é responsável pelo gerenciamento dos colaboradores de uma empresa, desde a contratação até o desligamento do profissional. Os processos seletivos também fazem parte de suas atribuições, seja externo – quando a vaga é anunciada publicamente – ou interno, quando apenas os funcionários da própria organização podem participar da seleção.
De acordo com Rossana Ercole, psicóloga e headhunter da Gnetwork, a seleção interna motiva os funcionários, pois propicia reconhecimento, crescimento profissional e a oportunidade de desempenhar novas tarefas.
Para que a seleção tenha êxito, as informações sobre os funcionários devem estar atualizadas, possibilitando fazer um levantamento dos potenciais candidatos.
Após a análise dos profissionais que integram o quadro da companhia é hora de divulgar a vaga. Todos os canais de comunicação devem ser utilizados para que a informação chegue a cada funcionário, sem correr o risco de alguém alegar que não foi informado.
Profissionais orientam que o processo de seleção interna deve ser aberto por meio de um edital e publicado no jornal interno, na intranet, nos quadros de avisos e também deve ser divulgado de um colaborador para o outro, no famoso ‘boca a boca’, evitando problemas na comunicação.
Os interessados devem se dirigir ao RH e informarem que querem concorrer à vaga. Para facilitar o selecionador pode disponibilizar fichas de inscrição que oficializam a participação dos candidatos no processo.
A próxima etapa, segundo Rossana, é explicar aos profissionais que se candidataram ao cargo as possibilidades de ascensão dentro da organização e de mudança de função.
Todas as dúvidas devem ser esclarecidas, assim se alguém achar que não é interessante pode desistir de disputar a vaga. Ao iniciar o processo de seleção, o recrutador deve executar todas as etapas de uma seleção tradicional, mesmo conhecendo mais profundamente os candidatos.
O selecionador pode ainda realizar dinâmicas de grupo e testes específicos para o cargo que será preenchido. Outra forma de complementar a avaliação dos candidatos é conversar com os líderes dos setores nos quais estes profissionais atuam.
A especialista observa ainda que para realizar o processo de seleção interna é fundamental transparência e planejamento. Neste caso vale à máxima ‘amigos, amigos, negócios a parte’.
Portal HSM
23/05/2011
23/05/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário